top of page
Foto do escritorEquipe Laccops

Levanta Caravelas, autonomia e poder local

por Jaco Galdino e Kid Aguiar




O projeto Levanta Caravelas foi pensado a partir de uma oficina em 2009, com um grupo da Universidade Federal. Naquela época era uma oficina de Comunicação Comunitária. A Patrícia Saldanha realizou uma oficina de publicidade comunitária, após conhecer algumas propostas que surgiram. Da publicidade foram criados alguns produtos em Caravelas. Na época, surgiu o Projeto Mangue na mesa, que era um festival gastronômico, um selo para as frutas, selo para o artesanato. E a partir daí, quando Patrícia Saldanha foi trabalhar na Universidade Federal Fluminense, surgiu a ideia de desenvolver um projeto de publicidade para o turismo de Caravelas. E desde 2010, a gente tem desenvolvido esse projeto que se consolidou praticamente em 2018, com a nova vinda de Patrícia, alguns professores e alunos pra gente consolidar esse programa de publicidade e de turismo para Caravelas.


Oficina do Projeto Levanta Caravelas, 2019

É um projeto que incorpora todas as atividade turísticas De Caravelas, foi feita uma pesquisa no Brasil, pensando quais seriam os concorrentes, quais as possibilidades e quais os caminhos a serem tomados para desenvolver o turismo de Caravelas. Por isso, o nome Levanta Caravelas. E foram incorporadas também aquelas propostas de 2009, , que é um festival gastronômico, chamado Mangue na Mesa. Para as frutas, o selo foi criado, para o artesanato e as atividades culturais. E a gente tem desenvolvido, tem trabalhado esse é nosso processo com a sociedade. O projeto foi feito em 2011, 2012 junto com a Secretaria de de Turismo. Agora, em 2018, foi pensado um projeto que fosse um projeto da cidade e não de uma secretaria. A gente tem feito aqui uma parceria , com o turismo. Agora a gente vai reiniciar esse trabalho, começando com o Turismo de base comunitária, que tem um grupo aqui que foi formado aqui , um grupo de jovens que foi formado como técnico de turismo.No curso de turismo que tem aqui na cidade, se envolve a comunidade para pensar o turismo de Caravelas e trazemos todo um trabalho de pesquisa, de construção, foi criada uma marca para identificar a cidade. Foi criado um programa, o Sou Caravelas, que incorpora as questões culturais e sociais da cidade.

Levanta Caravelas é uma história que já nasce grande e com uma proposta real de empoderamento legitimada pela comunidade caravelense. O saber ouvir, o construir juntos, o sentimento de pertencimento, o permitir extrapolar os próprios limites até então desconhecidos e o transcender a partir de um olhar mais crítico, traduzem um pouco da importância de um trabalho transformador e emancipatório desenvolvido em caravelas pelo LACCOPS, na Bahia, Em Caravelas, “ um povo de fibra sadia” que tem sua riquíssima história, cheia de cantos e encantos singulares, marcas diversas das conquistas contadas e reproduzidas a milhões de bocas, vozes e diferentes olhares.

“Caravelas, generosa com os filhos naturais, é também paraíso para outros que buscam sua paz, abandonar caravelas, jamais! E assim nasce mais uma história a se contar, caravelas é hora de levantar, seu passado de glória luzente, seu presente esse povo nem sente, seu futuro, ah o futuro., esse muito reserva para agente. o Levanta Caravelas “ ( Kid Aguiar, Instituto Baleia Jubarte)

Sobre os autores:

Jaco Galdino (Diretor do Núcleo de Educomunicação do Movimento Cultural Arte Manha)


Kid Aguiar

(Coordenador de Relações Institucionais do Instituto Baleia Jubarte)





9 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page