No Morro da Providência, arte e resistência caminham juntas em projetos que unem luta e poesia. Um deles é o Viaduto Literário, um projeto de literatura infantil que acontece na Providência desde 2018. As atividades ocorrem semanalmente, todos os sábados por três horas, crianças entre dois e treze anos de vários pontos da Favela da Providência se reuném em uma pracinha, sob um viaduto e alí compartilham conhecimento, informação, arte, cultura e afeto, através de rodas de leitura, oficinas de desenho, pintura, música, teatro, além de contação de histórias, muita conversa e muita reflexão. O outro projeto é O Favela Cineclube , que desde 2016 exibe filmes para adultos e crianças que carregam valores do gueto e ressignificação do povo preto e pobre que vive nas favelas e periferias do mundo todo.
Segundo Marcia Raquel, fundadora do Viaduto Literário, há "muita gratidão pela parceria com o Laccops e essa equipe cheia de pessoas especiais". Desde muito antes o Viaduto, junto do Favela Cineclube vem escrevendo no Morro da Providência, histórias que nos transformaram e nos transformarão ainda mais por toda uma vida, por dentro e por fora.
O Viaduto Literário e o Favela Cineclube acreditam no acesso a partir exatamente da humanização, que é o compartilhamento de conhecimento, informação, respeito e sobretudo afeto.
Os projetos estão conectades no propósito da informação, nesse momento onde o ajuntamento se faz urgente, unem forças para combater a pandemia lutando juntes contra a desinformação e buscando orientar o máximo de pessoas em nosso território através do trabalho feito pelo Laccops no Zine de Orientações para o Morro da Providência em combate ao Covid1-9, onde a partir dele o debate e a reflexão sobre o assunto, hoje são feitos com muito mais embasamento e segurança.
sobre a autora: Marcia Raquel mulher lésbica, feminista, antiproibicionista, paulista, há 15 anos moradora na Favela da Providência, mãe de três filhos, educadora popular, fundadora do Projeto Viaduto Literário, Promotora Legal Popular e atualmente membra do Gabinete de Crise da Providência.
fonte:Viaduto Literário e Favela Cineclube.Divulgação
sobre as autoras:
Marcia Raquel é fundadora do Viaduto Literário e moradora do Morro da Providência
Fatinha Lima, nordestina, sapatão antiproíba, favelada e ativista no Favela Cineclube.
Kommentare