top of page
Foto do escritorEquipe Laccops

Publicidade social e Comunicação Comunitária: Estratégias de visibilidade a partir do audiovisual

Atualizado: 28 de abr. de 2020

por Guilherme Lima


Em tempo de confinamento social uma das primeiras iniciativas pode ser começar a “maratonar” uma série, assistir a obra completa de um diretor de cinema ou, simplesmente, passar horas diante de uma das múltiplas telas disponíveis na contemporaneidade com o simples objetivo de entretenimento para deixar o tempo passar. Válido e, por vez, adotado. É preciso admitir a paixão pelas imagens, bem como a defesa da necessidade de ampliação regular de repertório visual.

Entretanto, a fruição de conteúdo imagético pode e deve ser também pensada como uma possibilidade de reflexão crítica, de compartilhamento de ideias e, ainda mais fundamental diante do atual contexto, “fortalecer vínculos para superar o isolamento”. A proliferação de conteúdo audiovisual é inquestionável. Assim, por que não vasculhar e escavar todo acervo disponível na rede como fonte de inspiração para nossas mensagens?

A proposta aqui não é filosofar acerca da dimensão lacunar das imagens de arquivo, mas sublinhar a emergência da montagem, a relevância da experimentação de arranjos, a potencialidade comunicacional latente em conteúdos audiovisuais disponíveis online e a força da construção criativa desenvolvida em coletividade.

É verdade, a UFF suspendeu por tempo indeterminado os calendários acadêmico e administrativo de 2020[1]. Todavia, mesmo com a pandemia, os membros do LACCOPS seguem se reunindo virtualmente. Nossos encontros são, primeiramente, a viabilização de um espaço para compartilharmos nossas ideias e anseios, um espaço no qual podemos expor nossas preocupações diante de tantas incertezas que nos rodeiam. Seguimos acreditando na educação pública e de qualidade. Permanecemos unidos com o propósito de contribuir para melhoria da sociedade na qual estamos inseridos.

Em nossa primeira reunião, muitos mencionaram as preocupações com os idosos e dificuldade de entendermos como poderíamos ajudá-los efetivamente. Todos nós temos entes queridos, familiares amados que ao longo de anos nos ensinaram e, principalmente, nos serviram de exemplo. Com isso em mente, desenvolvemos um vídeo[2] visando dar visibilidade para: a importância dos idosos e dos laços de afeto que unem as gerações.

O processo criativo de elaboração deste trabalho revela muito sobre essências do próprio laboratório. O primeiro corte foi desenvolvido e compartilhado por whatsapp. Todos os integrantes do grupo puderam opinar e propor sugestões de maneira ampla, democrática e colaborativa. Os egos são colocados de lado em prol de um objetivo final que promova laços de unidade. As mudanças sugeridas envolviam diferentes aspectos da produção audiovisual, inclusive a alteração da voz do narrador. Acreditamos e defendemos a importância das redes, da vinculação social. Logo, um professor aposentado do Departamento de Comunicação Social foi contatado e, felizmente, pode contribuir de maneira muito generosa com o trabalho que estava sendo elaborado. Todos vibramos com o resultado final, uma demonstração de carinho e gratidão através do audiovisual. Alguns dias depois do vídeo publicado na página oficial do LACCOPS no YouTube[3] começamos a avaliar equívocos cometidos e buscar caminhos para não repeti-los em futuros trabalhos. Ou seja, o nível de comprometimento com aquilo que desenvolvemos no laboratório é sempre muito alto por parte de todos. Estamos, constantemente, abertos para ouvirmos críticas construtivas e buscando aprimorar o trabalho que desenvolvemos.

Na sequência um segundo vídeo[4] foi proposto. O nível de engajamento e participação na edição do vídeo foi ainda maior do que no primeiro. A multiplicidade de olhares e de perspectivas diante de uma mesma temática proporcionou resultado ainda mais contundente e atrelado aos valores defendidos pelo laboratório. Reforçamos nossa crença na ampliação da cidadania, da solidariedade e da empatia diante de tantas diferenças sociais.

Assim, por mais que estejamos fisicamente isolados, existe possibilidade de aproximação através da tecnologia. Estamos aproveitando este momento no qual estamos confinados em nossas casas para refletir sobre o que há de essencial em nosso interior e que deve ser compartilhado com o mundo. Nossas estratégias de visibilidade através de ações audiovisuais são alinhadas com valores que acreditamos e defendemos. O LACCOPS segue resistindo! Cuidem-se! Fiquem em casa! Compartilhem conosco suas experiências, tenham a certeza de que não estão sozinhos!





[1] Disponível em: http://www.uff.br/?q=uff-suspende-por-tempo-indeterminado-os-calendarios-academico-e-administrativo-de-2020. Acessado em 18 de abril de 2020. [2] Disponível em: https://youtu.be/1sk-yBgfIwU. Acessado em 18 de abril de 2020. [3] Se você ainda não está inscrito, aproveite o momento para se inscrever; https://www.youtube.com/channel/UCeqXO6mVdslFGIJMI5djKZg. [4] Disponível em: https://youtu.be/MKAupMMcLvQ. Acessado em 18 de abril de 2020.

42 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Kommentare


bottom of page